INICIO DA MATEMÁTICA
Há mais de 30.000 anos, os homens viviam em pequenos grupos,
morando em grutas e cavernas, se alimentando daquilo que a natureza
oferecia como a caça, os frutos, as sementes e ovos. Nesse tempo o homem passa a ter a necessidade de marcar tudo aquilo que caçou, e a forma encontrada é através de riscos em ossos, madeiras.
Com o passar do tempo o homem aperfeiçoa a sua forma de contar. Ele também descobre o fogo e passa a cozinhar seus alimentos e a se proteger do frio. Em 10.000 anos eles aprendem a cultivar e a criar animais. Chega o inicio da agricultura, para isso o homem é obrigado a manter uma forma de contar, a utilização de pedras, corda, dedos da mão e outros.
Em 4.000 a.C. algumas comunidades aprendem a usar ferramentas e armas de bronze. Aldeias situadas a beira dos rios tornaram-se cidades, assim surge o comercio.
VIDEO - A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
Parte 1 / 2
Vídeo "A Linguagem do Universo", em que Marcus du Sautoy, doutor em Matemática pela Universidade de Oxford, nos leva em uma viagem pela história dessa disciplina fundamental. Sem a Matemática teria sido inviável o desenvolvimento da física, química ou astronomia. Basicamente todos os campos do conhecimento dependem de estatísticas, geometria ou cálculo, por mais básicos que sejam. Marcus nos mostra como a Matemática fez parte do princípio da intelectualidade nas antigas civilizações.
Os Egípcios criam os símbolos. Uma nova forma contar e medir o que precisava.
O que sabemos dessa nova forma de contar refere-se ao que foi encontrado em papiros.
Papiros Ahmes (escrito por volta de 1650 a.C.), um antigo manual de matemática contendo 80 problemas resolvidos. O sistema criado foi baseado em números inteiros.
1 / 10 / 100 / 1,000 / 10,000 / 100,000 / 1.000,000
Dessa forma o homem passa a utilizar os símbolos para todos os tipos de conta de números inteiros, técnica essa de cálculo que todas as operações matemáticas eram efetuadas através de uma adição.
Um exemplo que podemos demostrar e a multiplicação 13 . 9 indicava que o 9 deveria
ser adicionado treze vezes.
13 . 9 = 9 + 9 + 9 + 9 + 9 + 9 + 9 + 9 + 9 + 9 + 9 + 9 + 9.
Surge a necessidade do homem de utilizar outra forma de calculo. Os números inteiros não servem para certas coisa, por isso os egípcios criaram números fracionários. Os egípcios interpretavam a fração somente como uma parte da unidade. Por isso, utilizavam apenas frações unitárias, isto é, com numerador igual a 1. Para escrever as frações unitárias, colocavam um sinal oval alongado sobre o denominador.
Exemplo abaixo:
Por volta do século III a.C. começou a se formar um sistema de
numeração bem mais eficiente do que todos os outros. O sistema de numeração romano são representados pelo próprio alfabeto.
O sistema de numeração romano baseava-se em sete números-chave.
Quando apareciam vários números iguais juntos, os romanos somavam os seus
valores. Quando dois números diferentes vinham juntos, e o menor vinha antes do
maior, subtraíam os seus valores. Mas se o número maior vinha antes do menor,
eles somavam os seus valores.
O
sistema de numeração romano foi adotado por muitos povos. Mais ainda era
difícil efetuar cálculos com este sistema.
Por isso, matemáticos de todo o mundo continuaram a procurar intensamente símbolos mais simples e mais apropriados para representar os números. E como resultado dessas pesquisas, aconteceu na Índia uma das mais notáveis invenções de toda a história da matemática: o sistema de numeração decimal.
A INVENÇÃO DO NÚMERO
A Europa sabia que os hindus criaram um método fantástico de cálculo baseado em nove sinais. A referência a nove, e não a dez símbolos, significa que o passo mais importante dado pelos hindus para formar o seu sistema de numeração, a invenção do zero, ainda não tinha chegado ao Ocidente. A ideia dos hindus de introduzir uma notação para uma posição vazia, um ovo de ganso, redondo, ocorreu na Índia, no fim do século VI. Mas foram necessários muitos séculos para que esse símbolo chegasse à Europa. Com a introdução do décimo sinal (o zero) , o sistema de numeração tal qual o conhecemos hoje estava completo. Até chegar aos números que você aprendeu a ler e a escrever, os símbolos criados pelos hindus mudaram bastante.
O matemático al-Khowarizmi estudando os livros de matemática vindos da Índia,
surpreendeu-se a princípio com aqueles estranhos símbolos que incluíam até um ovo de ganso.
Logo, al-Khowarizmi compreendeu o tesouro que os matemáticos hindus haviam
descoberto. Com aquele sistema de numeração, todos os cálculos seriam feitos de
um modo mais rápido e seguro. A partir do século VII, os árabes expandiram-se por toda a
região do Mediterrâneo. Na Península Ibérica formaram reinos que duraram muito
séculos.
Os números racionais. Com o sistema de numeração hindu ficou
fácil escrever qualquer número, por maior que ele fosse. Como estes números
foram criados pela necessidade prática de contar as coisas da natureza,
eles são chamados de números naturais.
A
descoberta dos números racionais foi um grande passo para o desenvolvimento da
matemática.
OS FRAGMENTOS DA HISTÓRIA
A origem da matemática perde-se no tempo. Os registros encontrados pela humanidade passa a trazer a história da matemática. Por meio dos matemáticos somos capazes de organizar a sociedade.
Um dos matemáticos e diretor do Museu de Alexandria é Euclides.
Pouco se sabe com certeza da vida de Euclides. Sabemos que viveu em Bizâncio entre os anos de 485 a 410 a.C.. Nesse tempo, o sábio Ptolomeu I, sucedia a Alexandre Magno o trono do Egito. A seus cuidados surgi em Alexandria um instituição, denominada "Museu", que congregava a maioria dos sábios da época.
Euclides foi o primeiro diretor do Museu, graças a isso pode se organizar os resultados obtidos por matemáticos anteriores (Tales, Pitágoras, Eudoxo e outros). Sua obra, "Os Elementos" um conjunto de 13 livros dedicados ao fundamento e desenvolvimento lógico e sistemático da geometria.
Sabemos que depois de Euclides apareceram outros matemáticos como: Apolônio e Arquimedes.
Apolônio que deu um "fecho de ouro" a geometria Grega.
Arquimedes que além de ser matemático também era inventor, mostrou toda a sua habilidade ao calcular a "área de circulo de raio R". Só mais tarde em (1600 a 1700 d.C) iria ser utilizado por Newton e Leibniz na invenção do calculo infinitesimal.
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